Um homem de 40 anos foi preso pela Polícia Civil de Pernambuco após ser identificado como mandante do assassinato de uma ex-companheira enquanto cumpria pena pelo feminicídio da primeira esposa. Ele foi localizado em uma residência em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, onde vivia sob identidade falsa.
De acordo com o delegado Joel Venâncio, o suspeito, identificado como Valdeílson Luís de Souza, cometeu seu primeiro crime em 15 de novembro de 2009, no bairro do Curado, Zona Sul do Recife. A vítima, Alcione Alves Pedrosa, de 23 anos, foi morta a tiros e, em seguida, atropelada repetidamente pelo agressor. Na época, o casal tinha um bebê recém-nascido, que ficou desamparado.
Valdeílson chegou a ser preso e condenado pelo crime, mas cumpriu apenas quatro anos da pena. Enquanto estava detido, iniciou um novo relacionamento e teve uma filha com sua segunda companheira. Em 2013, ainda na prisão, ele contratou dois homens para assassinar a mulher, sob a suspeita de traição.
Após passar oito anos foragido, ele foi localizado graças a uma denúncia anônima recebida pela Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social (SDS). No momento da prisão, além dos dois mandados de prisão em aberto, ele foi autuado em flagrante por uso de documentos falsos.
Segundo o delegado, a atual companheira de Valdeílson fugiu recentemente por temer ser a próxima vítima. “Ele é um elemento extremamente violento e, se não tivéssemos conseguido prendê-lo, poderia fazer novas vítimas”, afirmou Joel Venâncio.
A população pode continuar colaborando com as investigações por meio dos números 181 ou 0800 081 5001, garantindo o sigilo das denúncias.
