
O município de Gravatá foi agraciado com o programa da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR), que iniciou nesta quarta-feira o curso de Camareira: Técnicas de Limpeza e Arrumação. Este curso, que se estenderá até o dia 26 de julho, visa capacitar profissionais para atender à crescente demanda da rede hoteleira local.
Executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e com total apoio da Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Indústria e Comércio e da Sala do Empreendedor, o curso conta com a participação de 20 pessoas. O objetivo é formar camareiras qualificadas para trabalhar em hotéis, pousadas, flats e bangalôs, que fazem de Gravatá um destino nacionalmente reconhecido por sua oferta de hospedagem.
A professora Leilane Leite, responsável por ministrar o curso, compartilha seu vasto conhecimento e experiência na área para capacitar as participantes. “A cidade de Gravatá é realmente uma inspiração para o turismo do interior com grande rede hoteleira. Então, o curso de camareira vai atender a necessidade de tantas áreas de pousadas, hotéis, flats para profissionais realmente qualificados. Temos muitas mulheres que trabalham de maneira informal e a ideia do curso é poder trabalhar essas mulheres que já prestam serviços e que querem aperfeiçoar e se tornar profissionais do ramo do turismo”, destacou a professora.
Daniela Januário, uma das participantes, explicou suas expectativas ao se inscrever no curso: “Minha pretensão é abranger a área de emprego porque aqui em Gravatá temos uma grande rede de hospedagem e às vezes a qualificação que já temos não atende alguns requisitos. Então, quis fazer esse curso para me aperfeiçoar mais”.

O secretário de Indústria e Comércio, José Joaquim de Lemos, ressaltou a importância da qualificação profissional para atender à demanda da rede hoteleira local: “Os hotéis têm uma demanda grande em Gravatá, então, neste momento resolvemos apoiar esse curso de camareira que tem duração de 30 horas e com certeza é muito importante. As pessoas precisam se qualificar, a oferta de emprego existe e é grande, e essa oportunidade é muito boa por meio da SETUR, SENAR e apoio da Secretaria de Indústria e Comércio”.
O curso de camareira em Gravatá representa um passo significativo para a profissionalização de trabalhadores locais, atendendo à necessidade do setor de turismo e proporcionando novas oportunidades de emprego e crescimento pessoal para os participantes. Com iniciativas como esta, Gravatá continua a se destacar como um polo de desenvolvimento e capacitação no interior do estado.
