
Gravatá, no Agreste de Pernambuco, é sede, entre os dias 10 e 13 de dezembro, da 4ª edição da TEIA Estadual dos Pontos de Cultura. O encontro acontece no Hotel Canariu’s e reúne representantes de todo o estado em um ciclo de oficinas, debates, rodas de conversa e intercâmbios culturais. A iniciativa é promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE).
O evento tem como objetivo fortalecer a rede de Pontos de Cultura e contribuir para a construção coletiva de políticas públicas ligadas ao Programa Cultura Viva. Pernambuco conta atualmente com mais de 150 Pontos de Cultura, atuando em áreas urbanas, rurais, indígenas, quilombolas e periféricas, com ações voltadas para educação, arte e transformação social.
A abertura da TEIA contou com a presença da governadora Raquel Lyra, da secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, e de outras autoridades municipais e estaduais. Também ocorre durante o evento o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, espaço de deliberação e organização do setor.
Coordenador do escritório do Ministério da Cultura em Pernambuco, Augusto Pereira destacou a relevância do momento: “São cerca de 200 Pontos e Pontões de Cultura debatendo o presente e o futuro da cultura pernambucana, com a participação de mestres, brincantes e coletivos de diversas regiões”.
A secretária Cacau de Paula ressaltou que, além de ser uma etapa da TEIA Nacional, o evento vai eleger os delegados que representarão Pernambuco na Conferência Nacional de Cultura, marcada para março de 2026, no Espírito Santo.
Para o secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, a realização da TEIA em Gravatá valoriza os fazedores de cultura locais e impulsiona a economia da cidade. Segundo ele, o município conta com nove Pontos de Cultura ativos e tem se consolidado como polo de eventos culturais no estado.
