
Diversas pessoas que residem em Gravatá, e outras cidades do interior de Pernambuco, estão caindo em golpes de criminosos, a maioria deles presidiários com acesso à celular com internet, ou pessoas que conhecem suas vítimas.
Os criminosos usam um vídeo com uma gravação mal feita que mostra homens armados dentro de um carro. Estes homens estão usando capuzes. Os marginais editam o vídeo e colocam gravações ameaçadoras contra suas vítimas.
Estes marginais acessam inicialmente as redes sociais das vítimas, descobrem endereço e outros dados pessoais, além de nome de esposas e filhos. Com base nestas informações, os marginais se infiltram em grupos de WhatsApp para pegar o contato de suas vítimas e enviam fotos, vídeos e outros dados ameaçando.
Em alguns casos, os criminosos dizem que a vítima teria traído o relacionamento. Em algumas ocorrências eles dizem que homens estariam se envolvendo com a mulher de um traficante, e por fim pedem transferência em dinheiro em troca do silêncio.
Ninguém sabe ainda a origem do veículo, mas deve ser de terroristas de outro país. Também não se sabe a origem dos áudios anexados aos vídeos. É importante que a população compartilhe que este tipo de ação é golpe e precisa ser combatida para evitar que outras pessoas sejam lesadas.
COMO EVITAR:
Evitem participar de grupos de WhatsApp abertos ou com muitos administradores. A maioria destes grupos possuem criminosos que ficam acompanhando conversas ou invadindo o privado das pessoas. Quantos menos pessoas tiverem acesso ao seu número, menor é a chance de você cair em golpes ou ser ameaçado (a).
