
Terminou quarta-feira, 20, o prazo para que empresas pagassem a 2ª parcela do 13º salário. A primeira parcela deveria ser paga no dia 30 de novembro, conforme a legislação vigente. Quem não receber as parcelas nas datas limites, denúncias podem ser feitas ao Ministério Público do Trabalho (MPT) ou a Superintendência do Trabalho.
Em Gravatá, no Agreste pernambucano, a reportagem do Pernambuco Notícias foi procurada por agentes de limpeza, que alegaram que não terem recebido a 1ª e 2ª parcela do 13º salário, o que de cara já configuraria infração grave por parte da AJA LOCADORA DE VEÍCULOS E SERVIÇOS LTDA, que venceu o processo licitatório para cuidar da limpeza do município.
Nos aprofundamos no assunto, e descobrimos, através do portal da transparência, que a empresa que presta serviço a prefeitura tem emitidos notas fiscais e recebido recursos do governo municipal. De janeiro até agora, a empresa teve liquidado o montante de R$ 8.584.334,32.
A prefeitura de Gravatá, através da secretaria de imprensa, emitu nota informando que “está em dia com os compromissos financeiros estabelecidos com a empresa AJA Serviços. No entanto, é importante salientar que o pagamento dos servidores vinculados à referida empresa não é de responsabilidade direta da prefeitura.”.
Ainda sobre o atraso no pagamento, o governo municipal enfatizou que “mantém um compromisso transparente e responsável com seus fornecedores, assegurando o cumprimento dos acordos estabelecidos. Para questões relacionadas aos pagamentos dos colaboradores da AJA, recomendamos direcionar consultas à própria empresa.“. A prefeitura reforçou que seu compromisso com a transparência e está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas a comunidade.
O Pernambuco Notícias também enviou mensagem para o gerente da empresa, mas até as 11h desta sexta-feira, 22, não havia obtido uma resposta.
