
Nesta sexta-feira (24), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo está analisando a possibilidade de reduzir o Imposto de Importação para diminuir o custo de determinados alimentos no mercado brasileiro. A iniciativa visa equilibrar os preços internos com os valores praticados internacionalmente.
“O mercado é competitivo. Se tornamos a importação mais barata, haverá interesse econômico em trazer esses produtos para o Brasil, o que ajudará a reduzir os preços internos até a paridade internacional”, explicou Rui Costa após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que uma medida semelhante foi aplicada no ano passado para controlar os preços do arroz, após enchentes no Rio Grande do Sul, que é responsável por 70% da produção nacional do grão. Na ocasião, a tarifa de importação foi zerada, garantindo o abastecimento e a estabilização dos preços.
“Se exportamos alimentos, não faz sentido que nossos produtos sejam mais caros aqui do que no mercado externo. A redução pontual de alíquotas pode ser uma forma de garantir essa paridade, que é o que rege o mercado”, reforçou Fávaro.
O presidente Lula, que coordenou a reunião no Palácio do Planalto, enfatizou que a redução dos preços dos alimentos é uma das prioridades do governo em 2025. O tema ganhou destaque nesta semana, quando foi tratado como foco central durante uma reunião ministerial.
