
Na manhã desta quinta-feira (27), o Governo Federal entregou 156 novas ambulâncias do SAMU 192 a 114 municípios de 15 estados. A cerimônia, realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), contou com a presença do presidente em exercício, Geraldo Alckmin, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, prefeitos e representantes da saúde pública.
As novas Unidades de Suporte Básico (USB) devem beneficiar mais de 2 milhões de brasileiros, com o objetivo de ampliar o atendimento emergencial e renovar a frota em funcionamento. A ação integra o plano do governo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o alcance do SAMU até 2026.
Com esta entrega, o total de ambulâncias repassadas desde 2023 chega a mais de 2.200, o que representa uma cobertura de quase 90% da população nacional. O investimento total nesta etapa foi de R$ 50,5 milhões, por meio do Novo PAC.
Durante seu discurso, Alckmin destacou a importância de fortalecer o SUS e citou a pandemia de Covid-19 como exemplo dos impactos da negligência com a saúde pública. Ele também ressaltou que, com a Constituição de 1988, a saúde tornou-se um direito universal no Brasil, acessível inclusive a estrangeiros em solo nacional.
Entre os municípios contemplados, 94 estão recebendo uma ambulância do SAMU pela primeira vez. Cavalcante (GO), com significativa população quilombola, e São Lourenço do Piauí (PI), com cerca de 4,4 mil habitantes, são exemplos de cidades que passam a contar com esse tipo de atendimento emergencial.
