
A Polícia Civil de Pernambuco realizou na manhã desta quinta-feira (19) a 72ª Operação de Repressão Qualificada do ano, batizada de “Efectivo”. Sob a liderança da delegada Stephanie Almeida, da Delegacia de Polícia de Repressão ao Estelionato (DPRE), a ação visou desarticular uma organização criminosa especializada em golpes financeiros, incluindo estelionato, pirâmides financeiras e lavagem de dinheiro.
As investigações, iniciadas em 2021, revelaram que os suspeitos atraíam vítimas prometendo retornos financeiros muito acima do mercado por meio de supostas plataformas de investimentos, como a “Xpert Trade” e “trading esportivo”. No início, os investidores recebiam os rendimentos, mas com o tempo, os pagamentos cessavam sob alegações de roubos fictícios.
Com um prejuízo acumulado superior a R$ 5 milhões, a organização utilizava empresas para mascarar os crimes. Na operação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, além do bloqueio de ativos financeiros, todos autorizados pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Olinda. A ação mobilizou 65 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães, com suporte da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e corregedorias de Pernambuco e Alagoas.
As investigações agora buscam ampliar a identificação de vítimas e recuperar os valores desviados.
Denuncie! Caso tenha informações sobre crimes ou deseje relatar alguma situação, entre em contato pelo WhatsApp: +5581998103016 ou envie um e-mail para: jornalismo@pernambuconoticias.com.br.
