
Em poucas horas, milhares de pessoas usaram páginas de reclamações para relatar o recebimento de mensagens de texto em seus telefones com a afirmação que seus nomes estavam sendo protestados em cartório e que suas contas bancárias e veículos seriam penhorados para pagar a dívida.
Na mensagem de texto é adicionado um telefone 0800-****** (ligação grátis) para que o interessado entre em contato. No site RECLAME AQUI só nesta quarta-feira, 21, mais de 400 pessoas relataram ter recebido as mensagens e as ligações da empresa. Os golpistas costumam falar que as vítimas possuem débitos com bancos, com folhas de cheques e outros títulos, nunca sendo pontuais quanto a origem do débito.
Uma das vítimas disse que os atendentes assim que recebem a ligação sabem através do telefone o nome do titular da linha, repassa alguns números do CPF e oferecem descontos de até 90% para que o suposto débito seja liquidado. Quando as vítimas dizem desconhecer o débito, os atendentes passam a fazer ameaças de que uma intimação será enviada ao endereço das vítimas e os débitos serão protestados em cartório.
Algumas pessoas chegam a acreditar no que aparentemente é um golpe e pagam boletos enviados para endereços eletrônicos, e em alguns casos até para o endereço onde moram. A maioria das pessoas que estão recebendo as mensagens e mantendo contato com o suposto escritório de cobrança relatam que não possuem qualquer dívida com as instituições citadas durante a negociação.
Caso ocorra a insistência das cobranças, as pessoas devem procurar a Delegacia de Polícia Civil, ou a delegacia de crimes cibernéticos para registrarem boletins de ocorrências, e se possível acionar a Justiça Criminal. Não informa por telefone nenhum dado pessoal, endereço, CPF, ou todos os números do seu CPF. Consulte o SPC e o SERASA para verificar se há alguma dívida negativa ou protestada em cartório.