
O conclave para a escolha do novo papa segue sem definição. Na manhã desta quinta-feira (8), segunda rodada de votações entre os 133 cardeais reunidos na Capela Sistina terminou novamente em impasse, com a emissão de fumaça preta por volta das 11h50 (horário de Roma), sinal claro de que nenhum nome alcançou os dois terços dos votos necessários para se tornar o próximo Sucessor de Pedro.
A expectativa era grande entre os cerca de 12 mil fiéis que acompanharam o momento da Praça São Pedro, sob o olhar atento da imprensa mundial. Com as votações da manhã concluídas, os cardeais retornaram à Casa Santa Marta para breve descanso, antes de se dirigirem novamente ao Palácio Apostólico, onde novas rodadas de votação ocorrerão a partir das 15h45 (horário local).
Os próximos sinais de fumaça estão previstos para serem vistos após as 17h30 e por volta das 19h. Até que haja consenso, o ritual se repete, com até quatro votações diárias. Para ser eleito, o novo pontífice precisa de, no mínimo, 89 votos, o equivalente a dois terços dos cardeais presentes.
