Fim de uma era: Penitenciária Barreto Campelo começa a ser demolida após 51 anos de funcionamento

Governo de Pernambuco pretende transformar área da antiga unidade prisional em polo turístico; local era considerado um dos mais precários do sistema carcerário do estado.

Foto: Cristiano Régis/SEAP

A Penitenciária Professor Barreto Campelo, situada na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, começou a ser demolida nesta sexta-feira (19), encerrando oficialmente um ciclo de 51 anos de funcionamento. A ação teve início por um dos pavilhões da unidade e simboliza o desmonte de uma das estruturas prisionais mais criticadas do estado.

Marcada por décadas de superlotação, insalubridade e condições degradantes, a Barreto Campelo foi por muitos anos alvo de denúncias e símbolo da falência do sistema carcerário pernambucano. A governadora Raquel Lyra (PSD) esteve presente no local e destacou que a demolição representa um passo importante para a reconstrução da política penitenciária no estado.

300x300 (4)

“O que está aqui hoje, prestes a ser demolido, também faz parte de uma atenção e um fortalecimento do sistema penitenciário de Pernambuco, pois as condições encontradas eram de muita precariedade, em um ambiente onde as pessoas não eram enxergadas para a ressocialização”, afirmou a gestora.

O governo estadual já elabora um novo projeto para a área, que deve ser apresentado nos próximos meses. A proposta prevê a transformação dos antigos terrenos da penitenciária – que somam centenas de hectares – em espaços voltados para o turismo e o lazer, aproveitando o potencial natural e histórico da Ilha de Itamaracá.

A desativação da Barreto Campelo também integra um movimento mais amplo de reestruturação do sistema penitenciário em Pernambuco, com foco em unidades mais modernas e alinhadas a políticas de ressocialização.

Frentista é preso após fraude em abastecimento de viatura policial na BR-116

image

Cármen Lúcia antecipa saída do TSE e abre caminho para nova gestão antes das eleições

image

Exército prende militares ligados a tentativa de golpe e escancara núcleo de desinformação

image

Bolsa Família paga extra de R$ 150 por criança e aumenta renda de mães com filhos pequenos

image

Morador encontra caixão com ossada enterrado no quintal de casa recém-alugada