Pernambuco registrou um domingo (27/7) marcado por violência, com pelo menos 11 pessoas mortas em diferentes municípios do estado, em crimes que chocaram pelas circunstâncias e brutalidade. Os homicídios aconteceram na capital, na Zona da Mata e no Agreste, e envolvem desde disputas familiares até execuções com características de acerto de contas.
Em Vitória de Santo Antão, José Antônio da Silva, de 61 anos, foi morto a tiros após discutir com o genro, identificado como José Eduardo de Moura Silva, conhecido como “Faísca”. A vítima foi atingida na cabeça e nas costas, após o suspeito buscar uma arma em seu veículo e efetuar os disparos.
No município de Venturosa, Maria Clara da Silva, de apenas 14 anos, foi assassinada com tiros durante a madrugada. O principal suspeito é seu companheiro, Paulo Ferreira Ramos, de 20 anos, que está foragido. A adolescente foi encontrada morta na casa onde havia passado a noite com o ex-presidiário.
Em Caruaru, no Agreste, Sandriel Tenório da Silva, de 34 anos, foi encontrado morto na via pública com ferimentos provocados por arma branca. Segundo familiares, ele era usuário de drogas e vivia em situação de rua.
Outros casos também impressionaram pela violência. Em Recife, o jovem Rhuan Henrique da Silva Souza, de 18 anos, foi executado com mais de 20 tiros na escadaria de uma rua no bairro da Bomba do Hemetério. Câmeras de segurança mostraram dois homens armados perseguindo a vítima.
No município de Goiana, Wllicys Leite Gerônimo de Melo, de 23 anos, foi assassinado após ser perseguido por vários homens armados que invadiram sua casa. Ele tentou escapar, mas foi alcançado e morto nas ruas do Loteamento Bela Vista II.
Dois homicídios também foram registrados em Itambé, na Zona da Mata Norte. Iago José Monteiro de Andrade, de 29 anos, e Evaldo Freitas de Pontes, de 30, foram encontrados mortos a tiros em uma chácara próxima à PE-075. Evaldo tinha passagens pela polícia.
Outro caso trágico ocorreu em Ibirajuba, onde Luan Laurentino da Silva, de 22 anos, morreu após ser baleado dentro de casa na noite de sábado (26). Ele chegou a ser transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, mas não resistiu.
Em Buíque, Ednaldo Moreira Gomes, de 50 anos, foi assassinado enquanto realizava a limpeza de um terreno rural. Moradores ouviram os disparos e encontraram o corpo caído na pista.
No distrito de Jararaca, zona rural de Condado, Lindivan Felix Cosmo Barbosa, de 24 anos, conhecido como “Nego”, foi morto a tiros por três homens encapuzados que invadiram sua casa. A vítima tentou fugir, mas foi alcançada no quintal.
Por fim, em Cachoeirinha, o adolescente Alberto Alfredo de Moura Silva, de 16 anos, foi executado dentro de casa, horas após escapar de uma tentativa de homicídio. Criminosos invadiram a residência pelos fundos e dispararam diversas vezes.
Todos os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil de Pernambuco. Até o momento, não há informações sobre prisões relacionadas aos homicídios.
