O mandado de dois vereadores do Recife está ameaçado. Hoje, 10, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco cassou a chapa do avante por não ter obedecido às regras eleitoras e não preencher os 30% de candidaturas femininas no processo eleitoral de 2020.
Por conta anulação da chapa, é provável que os dois vereadores sejam afastados do mandato. Os políticos que podem cair foram identificados como Dílson Batista e Fabiano Ferraz. O Avante deve recorrer da decisão, que agora segue para Brasília (DF). O partido deve entrar com um embargo de declaração.
Ainda não se sabe quem tomará posse no lugar dos dois vereadores. Como a anulação da chapa, será preciso fazer uma nova contagem entre os partidos participantes, que mudam conforme o quantitativo de candidatos.
De acordo com relatos, uma mulher identificada como Gecilene Valéria de Lima Fernandes teria sido inscrita como candidata contra a própria vontade, apenas para preencher a cota de mulheres. O relator do processo foi o desembargador eleitora Doutor Washington Amorim. A candidata fictícia não realizou qualquer campanha eleitoral, nem mesmo na sua rede social; não teve gastos de campanha e não conseguiu nenhum voto.
