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Destaque no Idepe, Bonito conta com apoio da Seplag para planejar a educação

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O Governo do Estado divulgou ontem os números do Índice de Desenvolvimento da Educação em Pernambuco (Idepe) de 2019. O Idepe, que é divulgado junto com um prêmio, além de medir anualmente a qualidade da educação de Pernambuco, valoriza o trabalho bem feito em escolas, Gerências Regionais de Educação e municípios. Um dos destaques desta edição foi a cidade de Bonito, no Agreste do Estado.

A rede municipal de Bonito emplacou três escolas nos três primeiros lugares nos anos finais do Ensino Fundamental,  além de o município ter tido o 3º melhor desempenho entre todas as cidades pernambucanas, tanto nos anos iniciais, quanto os anos finais do Ensino Fundamental. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da secretaria executiva de Gestão por Resultados (Segpr), desenvolve um trabalho de assessoramento técnico na implantação, pelo município, de uma política de gestão por resultados na Educação, desde 2015. 

A Seplag é responsável pelo eixo de gestão por resultados do Programa estadual Educação Integrada do qual o município de Bonito é beneficiário. Pâmela Alves, secretária executiva de Gestão por Resultados, explica que, em 2015, foi criado o Educação Integrada, para atuar nas redes municipais de ensino. “A princípio, foram 15 municípios escolhidos e Bonito foi um deles. A Seplag atuou junto às Secretarias de Educação Municipais na elaboração e disponibilização de um sistema de coleta de dados educacionais e de ferramentas interativas de análise de indicadores, assim como na realização de capacitações que possibilitam a implementação de um modelo de governança e gestão por resultados, semelhante ao pacto pela educação estadual”, afirmou Pâmela.

O Núcleo de Gestão por Resultados (NGR-SEE) da Seplag na Secretaria de Educação e Esportes foi criado em 2011, junto com o Pacto pela Educação. O Núcleo utiliza metodologias  de  gestão  orientada  para  resultados,  com  monitoramento  e  avaliação  das ações planejadas, sempre com o acompanhamento contínuo de seus indicadores. Desde a criação do Educação Integrada, os gestores governamentais do NGR-SEE, além da frente de apoio às escolas estaduais, vêm trabalhando também junto aos municípios.  

Roberto de Oliveira, um dos gestores governamentais que atuaram diretamente em Bonito, lembra de como foi o trabalho. “Demos treinamentos para todas as escolas de Bonito. Desde os gestores escolares e vice-diretores, passando por professores, secretários, enfim trabalhamos para que todos os que compõem a escola soubessem utilizar as ferramentas disponibilizadas. Também fizemos reuniões com  representantes das secretarias municipais de educação para capacitá-los de modo que pudessem apoiar também as escolas ”, detalhou Roberto.  

Maria Elza, secretária de Educação de Bonito ressalta o papel da Seplag no bom desempenho da educação na cidade. “A Secretaria de Planejamento e Gestão tem sido uma parceira que nos  trouxe  uma condição  de olharmos para os indicadores de aprendizagem e de fluxo de forma diferenciada,  considerando o percurso da educação no município.  Hoje é  bem mais fácil para a gente monitorar a evolução destes indicadores. Tudo isto nos permitiu realizar um diagnóstico da nossa rede e, a partir deste diagnóstico elaborar novas estratégias”, destacou a secretária.

IDEPE – O Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco é medido pelo desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe) versus a Taxa de Aprovação. O desempenho é  a  média  da performance dos  alunos  em  Língua  Portuguesa  e Matemática, resultante dos testes elaborados no Saepe. O Saepe possui escala de proficiência comum ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Já a taxa de aprovação é medida em cada uma das séries da educação básica  oferecidas  pela  escola,  conforme  os  procedimentos  do  Censo  Escolar  que apura os índices anuais de aprovação, reprovação e abandono.

O Idepe, indicador exclusivo de Pernambuco, é semelhante ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mas possui algumas especificidades. A avaliação é feita anualmente, o que permite melhor identificação da evolução e potencializa a tomada de decisão de quem pensa a educação pública. Outra diferença é que a medição é feita de forma censitária, ou seja, todas as escolas do Estado fazem a prova. A apuração do IDEPE se iniciou em 2008.

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