Em entrevista ao canal CNN INTERNACIONAL, o deputado democrata Joaquin Castro defendeu que o ex-presidente Bolsonaro seja extraditado do Brasil após seus apoiadores invadirem e atacarem prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, em Brasília (DF).
O deputado americano disse que Bolsonaro não deve receber refúgio na Flórida, onde está se escondendo da responsabilidade de seus crimes. Me posiciono junto a Lula e ao governo democraticamente eleito do Brasil. Terroristas domésticos e fascistas não podem usar o roteiro de Trump para enfraquecer a democracia”, disse o deputado.
A deputada Alexandria Ocasio-Cortez, também afirmou que os Estados Unidos devem parar de garantir refúgio a Bolsonaro na Flórida. O ex-presidente está em Orlando no dia 30 de dezembro, não participando da entrega de faixa no dia 1 de janeiro.
O governo americano está acompanhando os atos antidemocráticos no Brasil. O secretário dos Estados Unidos, Antony Blinken, já saiu na defensiva do governo Lula e condenou os prédios públicos brasileiros.
