
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5) pelo jornal Folha de S.Paulo revela que a maioria da população brasileira, 67% dos entrevistados, acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria abrir mão de disputar as eleições presidenciais de 2026.
O levantamento ouviu 3.054 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 1º e 3 de abril, em 172 municípios do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Mesmo inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro continua afirmando publicamente que será candidato no próximo pleito, insistindo em seu retorno à corrida presidencial.
O Datafolha também questionou quem o ex-presidente deveria apoiar caso não consiga concorrer. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece em primeiro lugar, com 23% das menções. Em seguida, estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 21%, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), com 14%.
Outros nomes citados foram Pablo Marçal (PRTB), com 11%; Ratinho Junior (PSD), com 7%; Ronaldo Caiado (União Brasil), com 4%; e Romeu Zema (Novo), também com 4%. Nove por cento dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum desses nomes, enquanto 7% afirmaram não saber responder.
O resultado reforça a divisão interna no campo bolsonarista e evidencia a resistência de grande parte da população a uma nova candidatura do ex-presidente.
