
A princípio reitero que “NÃO EXISTE METODOLOGIA de TREINAMENTO EFETIVA para PREVENÇÃO E TRATAMENTO do CORONAVÍRUS.” Exercício físico é um fator capaz de modificar o comportamento do sistema imunológico.
Nos indivíduos mais jovens e nos idosos verifica-se uma maior suscetibilidade às infeções, o que está relacionado com a capacidade imunológica limitada nessas faixas etárias, sendo assim entendesse que o exercício é fundamental sim, para nosso sistema de defesa, se olharmos do ponto de vista CRÔNICO uma perspectiva de imunologia do exercícios em LONGO PRAZO, de fato se caracteriza por estimular o sistema de defesa contra infecções.
O CONFINAMENTO para evitar a propagação do coronavírus tem trazido uma rotina para praticantes de exercícios físicos um tanto quanto incomum “ treino em casa” , mas vale salientar alguns cuidados devem ser tomado para que não se exponha a lesões e complicações na saúde. É preciso antes de iniciar procurar orientação com um PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA para saber quais exercícios se encaixam com seu perfil e saber a maneira correta de executa-lo, outro ponto importante é sempre está atento(a) aos sinais do seu corpo: dores articulares, alteração na frequência cardíaca e pressão arterial, fique atento a “percepção de esforço “. Comece sempre “de leve” e gradativamente aumente a intensidade conforme o tempo e orientação, evite fazer exercícios dos quais vc não estava acostumado(a) a executar, é preciso está seguro! Não fazer atividades com alto risco de lesão.
Cuidado ao que você “vê e repete nas redes sociais”, é preciso identificar quem você está seguindo as orientações caso esteja repetindo algum “treino on-line” ou “exercícios feitos por terceiros “ que não são profissionais de educação física para não por sua saúde em risco afinal de contas você não quer ir ao hospital em tempos de “pandemia” não é ? É preciso saber o conceito de INDIVIDUALIDADE, cada pessoa tem condicionamento físico de forma individual e o profissional de educação física que vai orientá-lo para fazer aquilo que convém com sua saúde seu condicionamento físico atual, através de protocolos adotados, até mesmo de uma anamnese para anteceder a prescrição dos exercícios a realizar.
Professor Carlos Barbosa
Profissional de educação física
Bacharel/licenciatura
Cref: 011710-G/PE
Instagram : Carlos.barbosa.Prof
