A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira (23) que o mês de janeiro de 2026 terá a aplicação da bandeira tarifária verde, ou seja, sem cobrança adicional na conta de energia elétrica dos consumidores brasileiros.
Segundo a Aneel, apesar de um início de período chuvoso com precipitações abaixo da média, os meses de novembro e dezembro apresentaram melhora no volume de chuvas, o que contribuiu para manter os níveis dos reservatórios em patamares considerados seguros. Esse cenário permitiu reduzir a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo mais alto de geração.
Ainda neste mês de dezembro, a bandeira vermelha patamar 1 foi substituída pela bandeira amarela, o que já havia proporcionado redução de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, com a tarifa adicional passando a R$ 1,885. Agora, com a bandeira verde, o valor extra é zerado.
O Ministério de Minas e Energia destacou que o cenário atual reflete uma condição de segurança energética, resultado da maior participação de fontes renováveis na matriz elétrica, como energia solar e eólica, embora a geração hidrelétrica continue sendo a base do sistema e dependa diretamente do volume de chuvas nas bacias hidrográficas do país.
