O Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 05, divulgado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), revela um aumento alarmante nos casos prováveis de dengue, que chegaram a 1.354 entre 29 de dezembro de 2024 e 1º de fevereiro de 2025. O número representa um salto de 166,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Até o momento, 108 casos de dengue foram confirmados, incluindo dois graves. Três mortes estão sob investigação para arboviroses, com análise conduzida por equipes municipais e um comitê técnico estadual.
Além da dengue, foram notificados 196 casos prováveis de Chikungunya (oito confirmados) e 19 casos de Zika, sem confirmações até agora. A Febre do Oropouche também preocupa, com 173 casos confirmados desde maio de 2024, atingindo diversas cidades do estado.
Diante do aumento expressivo, a SES-PE reforça a importância da prevenção, especialmente a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor dessas doenças.
