
A Polícia Federal (PF) informou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que os brasileiros deportados dos Estados Unidos, em voo que chegou ao Brasil na sexta-feira (24/1), desembarcaram em Manaus algemados. Por ordem do governo federal, as algemas foram retiradas assim que os deportados chegaram ao território brasileiro.
Os deportados chegaram ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), onde foram acolhidos pela PF, com acesso a alimentação, banheiros e colchões. Apesar de a aeronave inicialmente estar programada para pousar no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG), o avião precisou realizar uma parada em Manaus para abastecimento. Posteriormente, problemas técnicos levaram ao cancelamento do voo. Para concluir a viagem dos deportados ao destino final, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que a Força Aérea Brasileira (FAB) realizasse o transporte dos passageiros.
Deportados na gestão Biden, não Trump
Dos 158 passageiros de várias nacionalidades, 88 eram brasileiros. O Ministério da Justiça esclareceu que os deportados deste voo não foram presos durante a gestão de Donald Trump, mas sim retirados das ruas sob o governo de Joe Biden. Outro voo com deportados já havia chegado ao Brasil no último dia 10 de janeiro, ainda na gestão de Biden, com 100 passageiros a bordo.
Críticas ao desrespeito aos direitos humanos
O Ministério da Justiça e Segurança Pública considerou a condução do caso pelas autoridades norte-americanas como um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”. Em nota, o órgão destacou que a dignidade da pessoa humana é um princípio fundamental da Constituição e um valor inegociável do Estado Democrático de Direito.
Acolhimento e transporte seguro
A Polícia Federal confirmou que os deportados foram mantidos em uma área restrita do aeroporto em Manaus, onde receberam cuidados essenciais. Durante a viagem para Belo Horizonte, o grupo será acompanhado por militares da FAB e policiais federais, com garantia de segurança e dignidade.
