
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (18) que seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pode solicitar asilo político ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida permitiria que ele ficasse no país legalmente por um período superior a três meses.
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o final de fevereiro e anunciou que pedirá licença não remunerada da Câmara dos Deputados por quatro meses. Ele justificou a decisão afirmando que pretende “lutar pela liberdade”.
O parlamentar disse temer que seu passaporte seja confiscado e continuará atuando no exterior para articular sanções contra o Brasil, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Atualmente, a política migratória adotada por Trump tem resultado na deportação de solicitantes de asilo. No entanto, devido à relação próxima entre Eduardo Bolsonaro e o círculo do ex-presidente americano, o deputado poderia conseguir um tratamento diferenciado.
Jair Bolsonaro reforçou a possibilidade do pedido de asilo ao comentar: “Ninguém falou em asilo ainda. Mas se for o caso, ele pede. Ele pede e o Trump dá imediatamente para ele”.
