
Uma avalanche de perdas atingiu os 500 bilionários mais ricos do planeta nesta quinta-feira (3), com uma redução combinada de US$ 208 bilhões (cerca de R$ 1,17 trilhão) em suas fortunas. O motivo foi a reação negativa dos mercados globais após o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a imposição de novas tarifas comerciais.
De acordo com o Bloomberg Billionaires Index, que monitora a riqueza dos maiores bilionários do mundo, esta foi a quarta maior queda diária registrada desde a criação do índice há 13 anos, e a pior desde o auge da pandemia de Covid-19.
Mais da metade dos bilionários avaliados sofreram prejuízos expressivos, com uma perda média de 3,3% em suas fortunas. Os mais atingidos foram os bilionários norte-americanos, especialmente figuras de peso como Mark Zuckerberg, CEO da Meta Platforms, e Jeff Bezos, fundador da Amazon.
O impacto direto nas bolsas globais acentuou a instabilidade dos mercados e reacendeu o alerta entre investidores sobre os efeitos de políticas comerciais protecionistas.
