Nos primeiros quatro meses do ano, 28 pessoas foram vítimas de balas perdidas na região metropolitana do Recife. Ao todo, sete pessoas foram mortas e 21 ficaram feridas em 2024, que bateu recorde, se tornando o ano com mais vítimas de balas perdidas nos primeiros meses, segundo levantamento feito pelo Instituto Fogo Cruzado. Em média, houve sete vítimas por mês.
O número de pessoas atingidas por balas perdidas também é igual ao registrado em todo o ano de 2021. O mapeamento das vítimas ao longo dos anos anteriores ficou da seguinte forma.
O número de vítimas mapeadas nos quatro primeiros meses também é superior ao registrado na região metropolitana de Salvador (15 vítimas – 3 mortas e 12 feridas) e o número de mortos por bala perdida é igual ao registrado na região metropolitana do Rio (37 vítimas – 7 mortas e 30 feridas).
SOBRE O FOGO CRUZADO
O Fogo Cruzado é um Instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida.
Com uma metodologia própria e inovadora, o laboratório de dados da instituição produz mais de 50 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife, de Salvador e de Belém.
Mediante um aplicativo de celular, o Fogo Cruzado recebe e disponibiliza informações sobre tiroteios, checadas em tempo real, que estão no único banco de dados aberto sobre violência armada da América Latina, que pode ser acessado gratuitamente pela API do Instituto.
