Pular para o conteúdo
Pernambuco Notícias
Pernambuco Notícias

Explore o portal

Araripina

Araripina: Sertão do Araripe já realizou 26 procedimentos cardíacos 100% SUS em apenas um mês; avanço histórico na saúde regional

image

Pela primeira vez, moradores do Sertão do Araripe estão realizando procedimentos cardíacos de alta complexidade sem sair da própria região. Em apenas um mês de funcionamento, a nova sala de hemodinâmica 100% pelo Sistema Único de Saúde já atendeu 26 pacientes e começa a mudar a realidade da saúde no interior.

O serviço funciona no Hospital Santa Maria, em Araripina, e foi inaugurado no dia 2 de fevereiro. Desde então, foram realizados 26 cateterismos, 11 angioplastias coronarianas transluminais e um implante de marcapasso provisório transvenoso. Pacientes de cidades como Cabrobó, Exu, Petrolina, Santa Filomena e outros nove municípios do Sertão já foram beneficiados.

Antes da implantação da estrutura, moradores da Macrorregião Interestadual de Saúde PEBA — que reúne municípios de Pernambuco e da Bahia — precisavam percorrer cerca de 300 quilômetros, podendo chegar a 700 km, para conseguir atendimento especializado. A longa distância comprometia o tempo de resposta em casos urgentes, aumentava riscos de complicações e impunha desgaste físico e financeiro às famílias.

Apesar de estar equipada e com equipe pronta desde dezembro de 2023, a sala aguardava autorização do Ministério da Saúde para operar pelo SUS. O credenciamento foi viabilizado após articulação do deputado federal Eduardo da Fonte e da deputada estadual Roberta Arraes, ambos do PP, garantindo o início dos atendimentos gratuitos.

Eduardo da Fonte ressaltou que a descentralização da saúde é fundamental para reduzir desigualdades regionais. Segundo ele, não é aceitável que pacientes precisem enfrentar viagens exaustivas para realizar exames e tratamentos que podem ser oferecidos mais perto de casa.

A implantação da hemodinâmica integra um pacote de ações voltadas à ampliação da alta complexidade no interior do Estado. Entre os projetos em andamento está a construção do primeiro Hospital de Câncer do Sertão do Araripe, que deverá iniciar o serviço de quimioterapia ainda neste semestre.

Com a nova estrutura, o Sertão do Araripe deixa de depender exclusivamente de transferências para grandes centros e passa a assumir protagonismo na oferta de atendimento especializado. A expectativa é ampliar o número de procedimentos nos próximos meses e consolidar a região como polo de saúde para milhares de pessoas que, até então, precisavam buscar tratamento longe de casa.

Leia também