
Anderson Ferreira, ex-prefeito de Jaboatão (RMR) e candidato ao governo de Pernambuco publicou, em suas redes sociais, vídeo onde aparece usando um helicóptero da Força Aérea Brasileira – FAB durante ato de campanha do presidente Bolsonaro (PL) no agreste de Pernambuco.
O candidato ao governo de Pernambuco aparece no vídeo ao lado de Bolsonaro e do ex-ministro do turismo, Gilson Neto, que também é candidato ao Senado Federal.
Os aviões da FAB são custeados com dinheiro público e só devem ser usados pelo presidente Bolsonaro e sua comitiva, exceto os que concorram às eleições. De toda forma, os cofres públicos devem ser reembolsados pela legenda partidária.
Neste mesmo domingo, 18, o PDT, que tem Ciro Gomes como candidato a presidência, protocolou No Tribunal Superior Eleitoral uma ação cautelar contra a chapa de Bolsonaro. Na mesma ação, o PDT alertou sobre a presença de outros candidatos no voo com avião da FAB.
É crime eleitoral, desde 1997, utilizar em campanha eleitoral, veículos e embarcações que pertençam à União, Estados, Territórios, Municípios e autarquias. A pena prevista é o cancelamento do registro do candidato ou do seu diploma, caso tenha sido diplomado.
