25 C
Recife

Você já se perguntou por que alguns casais se separam e reatam tantas vezes?

casais se separam

Todo mundo tem um amigo (a) que termina o namoro quase todo mês. Mas quando essa história de termina e volta se repete muitas vezes, as pessoas ao seu redor começam a não levar muito a sério o sofrimento.

Segundo a psicóloga, especialista em casais, Renata Coutinho, existem muitos motivos porque um casal pode reatar tantas vezes. “Cada casal tem sua história e padrões de relacionamentos que podem ser saudáveis ou não para a relação. Brigar também é uma forma de vínculo e de se relacionar, mesmo que não seja saudável ou indicada pra ninguém”, afirma a psicóloga.

Renata explica que em muitos casos de união, as pessoas levam suas expectativas e desejos para o relacionamento. “Tem-se a ilusão de que o outro vai suprir as necessidades, carências e medos. Assim, esperamos que o outro fizesse o que a pessoa não faz por si mesmo, comenta a psicóloga.

“Com a pandemia e o isolamento, percebo um aumento significativo do número de casos de (relacionamento ioiô) e vejo que o medo do futuro contribui para que os casais retomem um relacionamento que não é mais saudável”, conta a especialista.

Como dica, a psicóloga lembra que é preciso entender que apesar das muitas idas e vindas, existe sim um sofrimento e o medo da perda. “Muitos que ficam nesse tipo de comportamento têm medo do novo e até é possível criar uma situação de conforto na relação, mesmo que ela esteja ruim”, alerta a psicóloga Renata Coutinho.

COMPARTILHE REPORTAGEM

LEIA TAMBÉM

BRL - Cotação do real em outras moedas
USD
5,11
EUR
5,22
CNY
0,76

Em destaque