
O repórter fotográfico gravataense, Marcone Barros, fez um registro histórico da cultura regional. Brinca de pião era algo prazeroso há duas décadas atrás, mas se tornou obsoleto por conta da tecnologia. Em algumas cidades, muito raramente se vê uma criança utilizando o brinquedo.
Rodar pião é uma brincadeira bastante antiga, mas não mais comumente vista em nossa região. A brincadeira consiste em enrolar um cordão num corruptela e puxá-lo para colocá-lo em rotação no solo.
Hoje em dia existem piões outros materiais, mas habitualmente ele é feito de madeira. O que muita gente não sabe é que a brincadeira no passado era utilizado para fazer adivinhações em certas épocas do ano.
Brinquedo de nordestino guardo no meu coração. Quando eu era pequenino pelas terras do sertão, me chamavam de traquino, mas não tinha um menino que não rodasse um pião.
Marcone Barros
O pião foi um dos brinquedos mais populares do Brasil, mas aos poucos foi sendo substituído por brinquedos eletrônicos da nova geração de crianças e adolescente. Se você tem entre 25/40 anos certamente já brincou com um destes.
