

Devotos de São Sebastião comemoram o santo nesta quinta-feira (20). Por conta da pandemia, as principais festividades ao santo foram cancelas, sendo mantidas algumas procissões em carreata. O Santo Nasceu na França no ano 256, mas se tornou cidadão de Milão após chegar em caravana de migração.
São Sebastião foi um mártir e santo cristão morto durante a perseguição levada pelo imperado romano Diocleciano. O nome do santo surge do greto ‘sebastós’, que significa ‘divino’.
São Sebastião foi chefe da Guarda Pretoriana, e para não morre negou ser cristão. Como tratava bem os prisioneiros cristãos, o imperador Diocleciano o julgou traidor, ordenando sua morte por meio de flechas. Depois de morto, o corpo de São Sebastião foi jogado num rio. O que não sabiam, é que Sebastião não estava morto. São Sebastião foi socorrido por Santa Irene. Dias depois o santo se apresentou ao imperador romano que ordenou que ele fosse espancado até morte. O corpo de São Sebastião foi novamente jogado num esgoto de Roma. O corpo foi resgato por Irene que o sepultou numa catacumba.
O santo também é cultuado na UMBANDA. Nas tradições afro-brasileira, a entidade Oxóssi é também chamada de São Sebastião, grande entidade das florestas e das regiões entre o reino animal e vegetal. Grande caçador, Oxóssi é representado nas florestas como seu arco e flecha.
Em Pernambuco o santo é homenageado em Altinho, Camaragibe (Tabatinga Bairro), Aliança, Bom Jardim, Carpina, Caruaru, Casinhas, Chã de Alegria, Chã Grande, Garrote Velho, Iguaracy, Brejinho, Paudalho, Jataúba, Limoeiro, Cabo de Santo Agostinho, Belo Jardim, Ouricuri, Lagoa de Itaenga, Canhotinho, Passira (Rua da Areia), Terra Nova, Bonito, Riacho das Almas, Surubim, Manari, Recife (Bairros do Cordeiro, Santo Amaro e Vasco da Gama), Orobó (na vila Chã do Rocha), Machados Xexéu e Garanhuns.