
A vitória do Brasil contra a Argentina, pelas semifinais da Copa América, não valeu apenas pela classificação. O resultado positivo é um sinal de evolução da equipe comandada por Tite, que tem sofrido para vencer seleções de mais peso. Além disso, o placar de 2 a 0 faz aumentar a vantagem nos confrontos diretos entre as duas rivais. Um novo jogo deve acontecer apenas em 2020, quando começa as Eliminatórias da Copa do Mundo no Catar.
Já foram disputadas 105 partidas oficiais entre Brasil e Argentina, como mostra o jornal Folha de São Paulo. A Seleção Brasileira tem vantagem e venceu 41 vezes, enquanto os argentinos conseguiram 38 resultados positivos. Apenas 26 jogos terminaram com um empate, e poucos deles no 0 a 0. A rivalidade é marcada por muitos gols, sendo um total de 325, segundo dados oficiais que a FIFA tem como registrado.
Neste último jogo, valendo vaga na final da Copa América, Gabriel Jesus e Roberto Firmino foram os responsáveis pela vitória por 2 a 0. No entanto, o resultado é mais importante do que alguns imaginam. Desde 2006, a Seleção tem tido problemas quando enfrenta rivais de grande porte. Foram derrotas para França, Holanda, Alemanha e Bélgica, todas elas em Copa do Mundo. Assim, o bom resultado contra a Argentina é um aprendizado para a Seleção crescer quando encara rivais com bons nomes no elenco.
O treinador Tite precisa trabalhar neste quesito, caso o objetivo seja conquistar o título mundial em 2022. A Seleção Brasileira aparece como favorita no site de apostas da Betfair, porém está bem acompanhada na lista. No dia 04 de julho, o Brasil aparecia com 18,2% de chance de título no Catar, com Alemanha e França aparecendo logo em seguida. Ou seja, um confronto contra essas seleções será inevitável e o retrospecto recente não é dos melhores.
Eliminatórias em 2020
Porém, antes de pensar no título mundial, a Seleção Brasileira precisa se classificar. A disputa das Eliminatórias da Copa vai começar apenas no próximo ano, e deve novamente colocar a Argentina como rival. Será mais uma oportunidade de enfrentar os hermanos e conseguir, não apenas pegar mais experiência em clássicos, mas também ampliar a vantagem nos resultados positivos dentro de campo.
Outro confronto importante, apesar de menos intenso, é contra o Uruguai. A equipe de Cavani e Suárez está passando por uma reformulação, no entanto sempre consegue fazer uma boa campanha na Copa do Mundo. Por isso, os clássicos com o Brasil prometem servir de preparação para as duas equipes. As duas seleções já se enfrentaram 76 vezes, sendo 36 vitórias brasileiras como resultado final.
Após seguidas eliminações na Copa do Mundo, o Brasil precisa voltar a crescer nos grandes confrontos. A vitória contra a Argentina foi o primeiro passo, mesmo que ainda seja algo pequeno pensando no Mundial. Tite sabe dessa importância e, por isso, valorizou bastante o resultado. Jogos amistosos são importantes, porém não chegam perto de vitórias em clássicos nas partidas oficiais. Em 2022, a Seleção deve chegar com isso na ponta da língua.
