
A deputada estadual Socorro Pimentel (União) celebrou, nesta quinta-feira (13), a redução dos índices de violência contra a mulher em Pernambuco. Segundo dados apresentados pela parlamentar, houve uma queda de 4,3% nos casos registrados em janeiro de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024. Ao longo do último ano, os feminicídios diminuíram 20%, enquanto os registros de violência doméstica caíram 5,1% em relação a 2023.
A deputada atribuiu os números positivos às ações de segurança, acolhimento e apoio às mulheres promovidas pelo Governo do Estado. “Estamos criando um Estado muito mais justo, onde a mulher ocupe o espaço que sempre lhe foi devido”, afirmou Pimentel.
Ampliação da rede de proteção feminina
Atualmente, Pernambuco conta com 15 delegacias especializadas no atendimento à mulher, sendo que sete delas operam 24 horas em Recife, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana); Caruaru (Agreste Central); e Petrolina (Sertão do São Francisco).
Além disso, o governo distribuiu 360 unidades portáteis de rastreamento para mulheres em situação de vulnerabilidade, reforçando a segurança de vítimas de violência.
Incentivo à autonomia financeira e novos equipamentos de apoio
A deputada também destacou iniciativas voltadas para a autonomia financeira das mulheres, como os programas:
- Mães de Pernambuco (benefícios sociais);
- Morar Bem Pernambuco (auxílio para aquisição e reforma de moradias);
- Bora Empreender Mulher (incentivo ao empreendedorismo feminino);
- Criação de centros de qualificação profissional para mulheres em Recife, Igarassu e Caruaru.
Outro avanço apontado por Pimentel é a construção da Casa da Mulher Brasileira, fruto de uma parceria entre o Estado e o Governo Federal. O equipamento reunirá, em um só local, serviços de acolhimento, proteção, atendimento jurídico, psicológico e de saúde, garantindo apoio integral às vítimas de violência.
Com a redução dos índices e a ampliação das políticas públicas, Pernambuco dá passos importantes na luta contra a violência de gênero, fortalecendo o suporte e a proteção às mulheres em situação de risco.
