
A União dos Vereadores de Pernambuco está seguindo todos os trâmites legais para ocorrer as eleições entidade, marcada para o dia 3 de abril, e que possivelmente reconduzirá Léo do AR (PSDB) à presidência.
A UVP divulgou no Diário Oficial o edital de convocação para eleição, o documento é o do dia 17 de fevereiro com a prerrogativa de sua diretoria. Todas as câmaras municipais e vereadores afiliados foram comunicados pela publicação oficial de que o prazo para o registro das chapas deveriam acontecer nos dias 3 e 4 de março, e como não houve nenhum registro, Léo do AR deverá ser aclamado o novo presidente no dia marcado para as eleições.
Em nenhum momento a diretoria da UVP escondeu o edital de convocação, que além de ter sido fixado nas dependências da entidade, também foi publicado no Diário Oficial, que há 55 anos é mantido pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE).
A UVP precisou criar um portal de informações, que ficou em endereço provisório, aguardando que o administrador do domínio antigo entregasse os dados e senhas para que o site fosse apontado para o domínio antigo da entidade, o que não aconteceu de forma natural durante a transição da diretoria há dois anos. Um novo domínio com o CNPJ da UVP não pode ser criado, pois os dados com o CNPJ da UVP não foram entregues ao titular da entidade, neste caso ao presidente Léo do AR.
Apesar de o domínio do novo site da UVP ter sido registrado no dia 27 de fevereiro, todo seu projeto já estava pronto e operantes em servidor remoto desde o ano passado, não sendo possível direcioná-lo para o DNS do domínio antigo pelo fato do seu administrador não fornecer acesso à diretoria da UVP, legitima detentora dos direitos de uso de qualquer documento ou serviço criado com seu CNPJ, seja de forma terceirizada, ou não.
O departamento jurídico da UVP deve acionar a justiça para requerer que o administrador do domínio antigo da UVP repasse os dados da URL para que os apontamentos sejam feitos para o servidor onde o site está hospedado atualmente.
VEJA A NOTA:
A União dos Vereadores de Pernambuco – UVP vem procedendo com os atos inerentes ao processo eleitoral de composição de sua diretoria na forma prevista no Estatuto Social e nos precedentes dos pleitos passados da própria instituição.
É natural que postulantes aos cargos da diretoria tentem descredibilizar o processo eleitoral em virtude da frustração de não obterem apoio sequer para compor uma chapa. Mas não podemos deixar que a instituição de maior representatividade se curve a interresse mesquinhos.
Por isso, a Diretoria Executiva vem atuando para garantir a lisura do processo eleitoral, e desta forma, procedeu com a publicação do edital no Diário Oficial de Pernambuco na intenção de dar ampla divulgação a quem interessar. Além disso, foram expeditos atos internos e nas mídias institucionais da UVP, de modo a garantir a plena disputa entre chapas.
Vale salientar, que seguindo os trâmites estatutários, foi designada uma Comissão Eleitoral para coordenar o processo eleitoral de forma imparcial, que desde o início da sua designação, emitiu um regulamento eleitoral (do qual foi dada ampla divulgação) na forma como sempre ocorreu nas eleições da Diretoria da UVP.
A Diretoria lamenta os ataques infundados que alguns poucos realizam contra uma instituição que tem quase meio século de relevantes serviços prestados ao Legislativo Municipal, mas nós colocamos sempre à disposição para elucidar os fatos e contribuir para o fortalecimento da UVP, sempre com a mais absoluta transparência.
