
Com check-in feito, turbinas acionadas e embarque autorizado, o Brasil definiu, nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, os dois ‘pilotos’ que decolam para a decisão internacional do Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel. Inspirados pelas curvas do Museu do Amanhã (RJ), os paranaenses Isaac Queiroz e Pedro Cruz Capriotti mostraram as suas habilidades com dobraduras e criatividade para vencerem nas categorias ‘Maior Distância’ e ‘Maior Tempo de Voo’, respectivamente, faturarem o título brasileiro e ainda carimbarem o passaporte rumo à Áustria, em maio, para a etapa global diante de 61 países.
Após 20 qualificatórias de norte a sul do País e mais de 2.500 inscritos, Richard Amorim (PE), Isaac Queiroz (PR), Erlon Cardoso (PE) e Lucas Barbieri (RJ) encararam a disputa na categoria ‘Maior Distância’, enquanto José Silva (GO), Nayder Teixeira (MG), Matheus Amarante (PR) e Pedro Cruz (PR) se enfrentaram no ‘Maior Tempo de Voo’, presencialmente, no Rio de Janeiro. Melhor para Isaac, com 40,3m, e Pedro, com 7,61s, que superaram seus adversários e ficaram com o lugar mais alto do pódio nesta sexta edição do evento.
O vencedor de “Maior Distância”, Isaac Queiroz, 19 anos, conta que desde o começo levou a competição na esportividade. “Não levei tanto na competição, no ‘preciso ganhar’. Eu curti cada etapa desde o começo, desde Londrina até aqui no Rio de Janeiro. Fiz muitos amigos bons, conheci essa cidade incrível de linda. E agora vou representar o Brasil com seriedade, concentrado, mas com a mesma esportividade, relaxado, para mostrar que o Brasil é alegre e tranquilo”, conta o estudante de nutrição de Londrina.
Já Pedro Capriotti, que conquistou o primeiro lugar em “Maior Tempo de Voo”, afirma ter conseguido fazer um avião muito legal para levar o título. “O melhor formato não teve. Decidi fazer o meu. Tentei fazer vários diferentes, mas usei o mesmo que classifiquei. Treinei bastante lançamento e deu certo! O mais difícil foi controlar o nervosismo”, afirma o curitibano de 19 anos, estudante de engenharia elétrica, que agora fará as malas para disputar o mundial.

A dupla se prepara visando à decisão mundial, nos dias 13 e 14 de maio, no famoso Hangar-7, em Salzburg (AUT). Os dois vencedores ainda se unem ao participante que faturar a categoria ‘Acrobacia’, cuja disputa é 100% online, para representarem o Brasil na final internacional. O resultado será divulgado até o final de abril. Confira, abaixo, os resultados finais da decisão brasileira do Red Bull Paper Wings.
Maior Distância:
(1) Isaac Queiroz (PR) – Nutrição, na UniFil – 40.30m
(2) Erlon Cardoso (PE) – Administração, na Universidade Federal de Pernambuco – 39.30m
(3) Richard Amorim (PE) – Educação Física, na Universidade Federal de Pernambuco – 35.10m
(4) Lucas Barbieri (RJ) – Direito, no Centro Universitário Anhanguera – 17.50m
Maior Tempo de Voo:
(1) Pedro Cruz (PR) – Engenharia Elétrica, na Universidade Federal do Paraná – 7.61s
(2) Matheus Amarante (PR) – Administração, na Universidade Positivo – 4.52s
(3) Nayder Teixeira (MG) – Engenharia de Controle e Automação, na Universidade Federal de Ouro Preto – 2.52s
(4) José Silva (GO) – Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Goiás – 2.11s
