
Nesta sexta-feira, 30 de agosto de 2024, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e o secretário Nacional de Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, estarão na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para firmar uma parceria que visa enfrentar os impactos do derramamento de petróleo de 2019 nas comunidades de pesca artesanal. A assinatura do convênio ocorrerá às 10h, no Auditório João Alfredo, na Reitoria da UFPE.
O projeto, intitulado “Petróleo e os Povos da Pesca Artesanal: Enfrentando o Racismo e a Injustiça Ambiental”, é uma iniciativa que surgiu em resposta ao desastre ambiental que atingiu mais de 70% das cidades do litoral nordestino brasileiro, prejudicando o ecossistema marinho e as comunidades que dependem da pesca artesanal. A parceria é coordenada pela Rede Prodema, um programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente das universidades federais do Nordeste, e tem como objetivo a formulação de políticas públicas que protejam os recursos e práticas dos pescadores e pescadoras artesanais.
O evento contará com a presença de pescadores, pescadoras e representantes de comunidades pesqueiras, muitos dos quais são diretamente impactados pelo racismo ambiental, uma vez que grande parte dessa população é composta por pessoas pretas e pardas. A transmissão do evento será realizada pelo canal da UFPE no YouTube, proporcionando acesso amplo ao público interessado.
Serviço:
- O quê: Assinatura de convênio entre Ministério da Pesca e Aquicultura e UFPE
- Quando: 30/08/2024, às 10h
- Onde: Auditório João Alfredo, Reitoria da UFPE, Recife-PE
- Contato: imprensa@mpa.gov.br, (61) 3276-5193 / (61) 8141-7229, Erika Meneses – Coordenadora da Assessoria de Comunicação MPA.
- Transmissão: Canal da UFPE no YouTube.
