
Em nova demonstração de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua rede social, Truth Social, nesta segunda-feira (7), para criticar o julgamento conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga a suposta participação de Bolsonaro em uma tentativa de golpe de Estado.
Trump afirmou que o julgamento do ex-presidente brasileiro “deveria acontecer nas urnas”, classificando como injusto o tratamento dado pelas autoridades judiciais. “O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil — chama-se eleição. Deixe Bolsonaro em paz”, escreveu o líder norte-americano.
Na mesma publicação, Trump declarou que Bolsonaro estaria liderando as pesquisas e acusou o Brasil de conduzir uma “coisa terrível” contra o ex-presidente. “Estarei assistindo à caça às bruxas de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto”, afirmou.
Para o presidente dos Estados Unidos, Bolsonaro “não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”. Segundo ele, o ex-presidente tem sido alvo de uma perseguição contínua: “Eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano.”
A ação penal no STF pode avançar entre agosto e setembro, quando está previsto o encerramento do prazo para as alegações finais das partes envolvidas. As declarações de Trump geraram reações no cenário político brasileiro e reacenderam o debate sobre a soberania e independência das instituições do país frente a manifestações de líderes estrangeiros.
