
Pela segunda vez em menos de 48 horas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a manifestar apoio público ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), desta vez com tom ainda mais enfático. Em nova publicação feita na rede social Truth Social, Trump classificou as investigações contra Bolsonaro como uma “caça às bruxas” e pediu que o líder brasileiro “seja deixado em paz”.
A declaração reafirma o conteúdo de outra mensagem publicada por Trump na última segunda-feira (7), na qual ele já havia acusado o Brasil de promover ações judiciais com motivações políticas contra Bolsonaro. “Deixem o Grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!”, escreveu o norte-americano, citando o post anterior.
O apoio público de Trump vem em meio ao avanço de investigações no Brasil que envolvem Bolsonaro em diferentes frentes judiciais, incluindo apurações sobre tentativa de golpe de Estado, uso irregular de recursos públicos e outras acusações relacionadas ao seu governo e ao período pós-eleitoral.
O gesto de Trump é visto como uma tentativa de alinhar narrativas com aliados ideológicos e reforçar sua base de apoio internacional, num momento em que ele próprio enfrenta múltiplos processos nos Estados Unidos. O episódio também reacende o debate sobre o impacto de declarações de líderes estrangeiros em assuntos internos de outros países.
