
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (13) que pretende impor uma tarifa de 200% sobre vinhos, champanhes e outras bebidas alcoólicas da União Europeia (UE) caso o bloco não retire a tarifa de 50% sobre o uísque americano.
A declaração veio após a Comissão Europeia afirmar, na quarta-feira (12), que aplicará contratarifas sobre US$ 28 bilhões em produtos americanos a partir do próximo mês. A medida é uma resposta às tarifas impostas pelos EUA sobre aço e alumínio, intensificando a disputa comercial entre as potências.
Apesar de garantir que permanece aberta a negociações, a UE alertou que tarifas mais altas não beneficiam nenhuma das partes. Trump, no entanto, adotou um tom mais agressivo em suas redes sociais.
“Se esta tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve imporão uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhes e produtos alcoólicos saindo da França e outros países da UE. Isso será ótimo para os negócios nos EUA”, declarou.
A nova ameaça de Trump pode aprofundar a crise comercial entre os dois mercados, afetando setores estratégicos da economia global. Até o momento, não houve sinalização de uma possível renegociação entre as partes.
