
Os motoristas que trafegam pelo túnel Plínio Pacheco, na BR-232, em Gravatá, devem redobrar a atenção a partir desta quarta-feira (18). A Neoenergia Pernambuco, em parceria com o Governo de Pernambuco, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizará a interdição de uma das faixas da via para substituir a iluminação atual do túnel por lâmpadas de LED. A intervenção, que integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), deverá durar cerca de duas semanas.
De acordo com João Paulo Rodrigues, diretor de relações institucionais da Neoenergia, a instalação das lâmpadas LED proporcionará melhor visibilidade no túnel, aumentando a segurança e diminuindo os riscos de acidentes. “O túnel é um ponto importante de acesso a cidades turísticas como Gravatá, Sairé e Caruaru, e também uma rota para o Sertão. A nova iluminação trará mais tranquilidade para os motoristas”, destacou.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE), Diogo Bezerra, também ressaltou a importância da parceria para a segurança dos usuários da BR-232. “Essa melhoria será muito benéfica para a mobilidade, principalmente em uma região com grande fluxo de turistas e transporte de mercadorias”, afirmou.
Durante o período de obras, a PRF atuará no local para garantir a segurança e fluidez do tráfego. O inspetor Hélio Davino, chefe da delegacia da PRF em Caruaru, pediu compreensão aos motoristas, destacando que a obra visa aumentar a segurança viária com a melhoria da iluminação.
Além de aumentar a visibilidade e reduzir os riscos de acidentes, a substituição das lâmpadas também promoverá economia de energia, já que o LED consome até 40% menos eletricidade e tem uma vida útil de mais de 65 mil horas.
As obras ocorrerão diariamente das 9h às 16h e das 22h às 5h, com uma faixa da via sendo bloqueada para a realização do serviço. A sinalização especial será instalada para alertar os motoristas sobre as interdições. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 15 dias.
