Transparência da câmara de Gravatá despenca -12,37 e não recebe nenhuma medalha da ATRICON

Ano passado, em 2022, câmara de Gravatá recebeu selo ouro, mas esse ano ficou com o nível intermediário

Mais relacionadas

Transparência Da Câmara De Gravatá Despenca -12,37 E Não Recebe Nenhuma Medalha Da Atricon
Foto: Clebson Amsterdan / arquivo

Das 185 entidades do Poder Legislativo do Estado de Pernambuco, apenas 10 receberam selo de ouro em nível de transparência. Os dados são do Radar do Tribunal de Contas que avalia o índice de transparência com recursos públicos destinados para Câmara de Vereadores.

Das câmaras pernambucanas, 2 receberam selo diamante, o mais nobre de todos. Doze câmaras receberam selo prata. Outras 75 câmaras ficaram no nível intermediário com percentual de 40%, enquanto outras 55 ficaram com o nível básico.

Os dados envolvem informações sobre informações institucionais, ouvidora, SIC, despesas, convênio, recursos humanos, planejamento, obras, receitas, gastos com diárias, LGPD, licitações, contratos e outras atividades financeiras.

A câmara de Gravatá obteve nível intermediário com percentual de 72,90% em índice de transparência, abaixo de elevado e um pouco acima do nível básico. Em 2022, a Câmara de Gravatá obteve nível 85,26% e o percentual de queda na transparência foi de -12,37%. Na época, a Câmara de Gravatá recebeu medalha de ouro, mas esse ano ficou com o bronze.

Transparência Da Câmara De Gravatá Despenca -12,37 E Não Recebe Nenhuma Medalha Da Atricon
Imagem: divulgação/reprodução

Este ano, a pior nota para a câmara de Gravatá envolve os contratos (36,84%) as despesas (40%) seguido de licitações, serviço de informações ao cidadão e outras atividades finalísticas, todas com percentual um pouco acima de 60%. A Câmara de Gravatá recebeu 100% de avaliação em seus trâmites de convênios, informações prioritárias, obras, ouvidoria e recursos humanos. As informações institucionais, que envolvem o setor de comunicação recebeu nota 91,67%, percentual maior do que 2022, quando o resultado foi de 87,50%.

O nível de transparência da câmara de Gravatá perdeu para outras cidades como: Afogados da Ingazeira, Aliança, Amaraji, Arcoverde, Bom Conselho, Brejão, Camutanga, Canhotinho, Caruaru, Correntes, Ingazeira, Garanhuns, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmares, Palmeirina, Paudalho, Primavera, São Benedito do Sul, São José do Belmonte, Solidão e Vertente do Lério, que receberam medalhas de prata, ouro e diamante.

Fonte: Radar da Transparência Pública / Atricon

Outras notícias

Você também pode gostar

Nossa equipe está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!