24 C
Recife

Ter ciúmes é sinal de amor? Como se livrar deles?

Quem nunca teve ciúmes que atire a primeira pedra. Afinal, não vivemos em um transe, ou seja, num estado de consciência alterado, capaz de controlar todos os nossos sentimentos. A vida não tem um manual de instruções capaz de nos guiar pelo caminho absolutamente certo e nos poupando de erros primários.

Ciúmes não é sinal fatídico e único de ‘amar’ outra pessoa. Pode ser amor misturado com ‘insegurança’, falta de confiança e baixa autoestima. Humilhações e outros traumas podem estar diretamente relacionado ao ciúmes numa relação amorosa.

Há ciúmes patológicos, considerados doentio e capazes de dar fim a qualquer relacionamento. O medo de perder a outra pessoa é a forma principal de qualquer categoria de ciúme. Além dos ciúmes, outros sentimentos podem desfilar na mesma passarela:  obsessão, tristeza, irritação e raiva.

Quem não sente ciúmes também precisar pensar um pouco, pois algo poder estar errado. Se seu parceiro diz que não sente ciúme é provável que ele já tenha vivenciado uma severa repressão no passado.

O ciúme se torna ruim para a relação quando o parceiro ‘delira’ por conta dele. Ou seja, ele pensa que a outra pessoa é infiel simplesmente por contas das suas experiências do passado, onde não há provas reais da traição. Nestes casos, o ciúme é alimentado apenas pela fraca evidência de fatos.

VEJA CINCO PONTOS que podem caracterizar ciúme patológico:

  1. Desconfiança
  2. Ressentimento
  3. Situações interpretadas ao seu modo
  4. Raiva
  5. Falta de respeito a privacidade alheia.
  6. Ignora os fatos concretos que inocentam a outra pessoa
  7. É invasivo
  8. Não são capazes de controlar os ciúmes
  9. Interroga a pessoa que sente ciúmes
  10. Acredita que tem uma terceira pessoa na relação.  

Ter ciúme não é e nunca foi uma coisa boa para a convivência a dois. O ciumento não confia no seu parceiro, costuma vasculhar seus pertences em busca de qualquer coisa que comprove sua infidelidade. Estes personagens vasculham celulares, perseguem, criam perfis falsos nas redes sociais para tramar armadilhas e testar a lealdade do parceiro.

DICAS PARA TRATAR OS CIÚMES:

Não se apague ao passado, siga sua vida com seu atual parceiro sem olhar pelo retrovisor. Nem todo mundo é tão perverso como você pensa. Se algum dia você descobrir que seu parceiro não gosta de você, siga sua vida, pois esta pessoa nunca mereceu você.

Não há modo melhor que tratar seus ataques de ciúmes participando da vida do seu parceiro para entender que ao longo do dia, da semana, dos meses e dos anos não há traição. Porém, é preciso que a outra pessoa também seja transparente e permita sempre contar a verdade par ao parceiro.

Seja sempre sincero. Se sente ciúmes, senta, conversa, fala para a outra pessoa o que está acontecendo. Procure ajuda caso não consiga, ainda assim controlar seus ciúmes. Se você quer ser feliz com quem ama é preciso primeiro ter confiança. Faça diferente.

COMPARTILHE REPORTAGEM

LEIA TAMBÉM

BRL - Cotação do real em outras moedas
USD
5,11
EUR
5,22
CNY
0,76

Em destaque