21.4 C
Gravatá

Sustentabilidade: qual é a sua importância

A compreensão do significado de sustentabilidade, permite que o desenvolvimento sustentável se relacione com qual maneira a aplicação desse conceito

imagem1

A definição de sustentabilidade se dá no desenvolvimento de ações que podem suprir as necessidades da geração dos dias de hoje sem precisar comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações do futuro. A palavra significa sustentar e faz referência ao mantimento de alguma coisa em ótima circunstância durante um longo período de tempo.

A sustentabilidade tem como base o desenvolvimento da economia do ser humano bem como na preservação de recursos naturais. Além de tudo, para que uma sociedade possa evoluir de modo sustentável é preciso que os recursos naturais sejam usados de um modo mais racional, sem que haja o esgotamento e, acima de tudo, com o intuito de conservação para a próxima geração.

banner prefeitura

As ações da sustentabilidade são todas as práticas que são realizadas por indivíduos ou grupos de pessoas que preservam os recursos do meio ambiente, os problemas da economia bem como a questão social de uma sociedade ao preservar o meio em que vivem.

As regras e normas da ABNT 2021 podem ajudar na dúvida de quais são as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos e em como formatar um trabalho nas normas da ABNT. Além de tudo, as regras da ABNT para formatação de um texto demonstram o padrão da ABNT que deve ser seguido tanto em produções textuais como em word e seguem o modelo da NBR 14724. Essa norma tem como principal objetivo elaborar os trabalhos acadêmicos.

O desenvolvimento sustentável

A sustentabilidade é tratada por três diferentes aspectos que são essenciais para que possa existir o desenvolvimento sustentável e de acordo com essa definição, essas esferas precisam sempre estar em harmonia para garantir a integridade do mundo e, em especial da sociedade no momento em que há o desenvolvimento da economia.

  • Sustentabilidade ambiental:  é todo e qualquer tipo de preservação do meio ambiente de um modo em que a sociedade possa encontrar o equilíbrio entre o suprir as suas principais necessidades além de fazer o uso de recursos naturais, sem causar danos para a natureza.
  • Sustentabilidade social: é todo e qualquer tipo de participação da população nos esforços para que o desenvolvimento de uma sociedade através da elaboração de propostas que tem como principal intuito o bem-estar e a igualdade dos seus indivíduos em perfeito equilíbrio com a conservação do meio ambiente.
  • Sustentabilidade econômica: é o modelo de desenvolvimento da economia que tem como principal objetivo explorar os recursos naturais de uma forma sustentável, sem que haja prejuízos das necessidades das próximas gerações.

O tema da sustentabilidade pode ser um dos exemplos de normas da ABNT para monografia tanto em papel como em google docs e é necessário seguir o mesmo tamanho de fonte, incluir as referências segundo a NBR 6023 em um artigo, a elaboração de sumário de acordo com a NBR 6027 além das normas de citação segundo a NBR 10520.

Os princípios da sustentabilidade

imagem2

O fato de que os seres humanos precisam da natureza para sobreviver é de comum acordo. Ainda assim, cada ação que o homem toma pode acabar por modificar o meio ambiente. Por esse motivo, achar um equilíbrio diante dessa situação é o que a sustentabilidade visa, de modo que tanto o homem bem como a natureza, possam conviver em acordo e sem que ocorram prejuízos de nenhum dos lados.

A compreensão do significado de sustentabilidade, permite que o desenvolvimento sustentável se relacione com qual maneira a aplicação desse conceito diante de cada ação tomada todos os dias tanto pelos indivíduos como por empresas. Desse modo, é fundamental que exista a constante busca de jeitos de satisfazer as necessidades atuais, sem se esquecer de buscar garantias para que as gerações futuras possam se desenvolver.

As ações sustentáveis se dividem em dois níveis:

  • Ações individuais: todos os seres humanos, através da conscientização, podem ter mudanças de hábito de consumo, ao contribuir para a sustentabilidade de toda o Planeta Terra. Pode ser ao economizar água, consumir produtos biodegradáveis, recliar materiais e entre outros
  • Ações comunitárias:  as atividades que se desenvolvem com a finalidade de alcançar um maior número de indivíduos possível, através das instituições da sociedade civil, assim como pelas empresas que possuem consciência da sua responsabilidade para com a sociedade.
  • Ações globais: todas as açÕes sustentáveis que visam grandes mudanças por meio de políticas sustentáveis que são implementadas em determinados países do planeta e que possuem o intuito de trazer benefícios para as mais diversas comunidades nos mais variados territórios.

Como escrever um trabalho acadêmico para iniciantes é uma pergunta que muitos estudantes fazem uma vez que não sabem quais as normas que devem seguir no momento em que realizam o trabalho científico, por exemplo. As principais normas são:

NBR 6023:2018 – indica a elaboração de referências em dissertações.

NBR 14724:2011 – demonstra quais os princípios que pautam a elaboração de trabalhos acadêmicos e teses.

NBR  6022:2018 – indica a elaboração de títulos e subtítulos nos trabalhos científicos que devem estar de acordo com a ABNT.

Deixe seu comentário:

Comentário:

Leia também:

- Advertisement -
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando este bloqueador de anúncios.

Powered By
CHP Adblock Detector Plugin | Codehelppro