
Por mais que sejam tópicos diferentes, não dá para falar do sucesso do São João de Gravatá, agreste pernambucano, sem acrescentar o viés político. Afinal, o evento junino serve como termômetro para aferir a aceitação do atual prefeito da cidade, Joselito Gomes (AVANTE), dos vereadores de mantado e de todos os pré-candidatos.
Se o evento tivesse sido um fiasco, evidentemente os opositores do prefeito Joselito comemorariam. Mas, como o evento foi um sucesso, todos estão silenciados. Dois grupos políticos realizaram uma pesquisa antes do período do junino e na próxima semana farão um novo levantamento para saber se houve, ou não, um impacto negativo ou positivo do evento sobre a aceitação do atual governo.
Apesar deste site ter acesso ao relatório completo do primeiro levantamento, os dados não podem ser citados pois não foram registrados na justiça eleitoral. É quase que provável que o resultado da pesquisa futura seja funesta para algumas pré-candidaturas.
O prefeito validou sua aceitação quando no pátio de evento foi para o meio do povo, que gritaram: “já ganhou, tam tam tam”. No entanto, o prefeito com muita sabedoria sabe que precisa continuar tocando e iniciando obras; manter os serviços básicos em funcionamento e cria um birô permanente de negociação para futuras alianças, além de manter o seu grupo em plenitude.
