
O ex-vereador e ex-policial militar Gabriel Monteiro deixou o presídio de Bangu 8, no Complexo de Gericinó, na noite desta sexta-feira (21), após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele deverá cumprir medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de deixar o Rio de Janeiro.
Monteiro teve seu mandato cassado pela Câmara dos Vereadores do Rio em agosto de 2022, após um julgamento que durou mais de seis horas e terminou com 48 votos a favor da cassação e apenas dois contrários. Além da perda do cargo, ele também foi expulso da Polícia Militar.
O ex-parlamentar foi acusado de quebra de decoro por envolvimento em uma encenação com uma menor de idade em um shopping, agressão a um morador de rua durante uma simulação de roubo na Lapa e a gravação de uma relação sexual com uma menor, cujo vídeo acabou vazando na internet. A jovem morava no mesmo condomínio que Monteiro, na Barra da Tijuca.
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou que recebeu o alvará de soltura e seguiu os procedimentos legais para a liberação do ex-vereador.
