
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para o dia 25 de março, às 9h30, o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, o general Braga Netto e mais seis investigados por uma suposta tentativa de golpe de Estado. A decisão foi tomada por Zanin na condição de presidente da Primeira Turma da Corte, responsável pelo julgamento.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, liberou a denúncia para análise após a PGR manifestar parecer favorável ao prosseguimento da ação. Agora, os ministros da Primeira Turma decidirão se os acusados se tornarão réus pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado por violência e grave ameaça contra patrimônio da União, além de deterioração de patrimônio tombado.
A denúncia faz parte do chamado “núcleo 1” da investigação sobre a suposta trama golpista para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu terceiro mandato.
