
Nesta sexta-feira (17), o Sport faz sua estreia na Algarve Cup, torneio sub-19 que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, em Portugal. A participação na competição faz parte do projeto de desenvolvimento das categorias de base, que além de oferecer oportunidades a jovens atletas, contribui para a valorização da imagem do clube no futebol internacional.
Ao todo, 18 atletas foram relacionados pelo rubro-negro para a disputa do campeonato. O Sport está no grupo C do torneio ao lado do FC Utrecht, da Holanda, do FC Helsingor, da Dinamarca, e do Benfica, de Portugal. Além da chave do Leão, a Algarve Cup ainda é composta por outros dois grupos, com clubes como o Necaxa, do México, e o Braga, de Portugal, como participantes.
O regulamento prevê duas fases de grupos, em que a segunda é organizada com base no desempenho da primeira. Cada uma delas ocorre em um dia, com jogos de apenas 30 minutos. Ao fim de ambas, as quatro melhores equipes fazem a semifinal e final, no terceiro e último dia de torneio.
“Nossa participação na Algarve Cup, vem da necessidade de expor nossos jovens a um nível de competitividade mais alto, ponto fundamental para o desenvolvimento de atletas de base. Participar deste tipo de torneio potencializa esse processo. Outro ponto importante é atrair atletas para o clube, que se motivam pela chance de disputar uma competição internacional e pela nítida valorização que temos dado ao departamento”, destaca João Marcelo Barros, coordenador geral das categorias de base do Sport.
Este é o segundo compromisso internacional da base do clube no ano. Em março, os rubro-negros marcaram presença na Itália, onde foi sediado o Torneo di Viareggio, tradicional campeonato do país para revelação de atletas. Com esses movimentos, a diretoria do Sport busca criar uma rotina de participação em competições internacionais de base, aumentando a visibilidade das revelações da equipe.
Segundo o presidente do clube, Yuri Romão, essas participações fazem parte de um projeto de internacionalização da marca do clube fora do Brasil. “Isso nos ajuda a acessar a outros mercados de forma direta, sem necessariamente ter que negociar nossos atletas com outras equipes do país. A partir do reconhecimento e da valorização da nossa marca, podemos ter esse diálogo com clubes de fora, uma vez que eles passam a avaliar nossos atletas em competições de patamar mais alto”, afirma Yuri, que embarcou junto à delegação para Portugal, onde irá estabelecer relações com dirigentes de clubes europeus, mirando futuras parcerias.
Os investimentos nas categorias de base do Sport têm sido uma das prioridades da atual gestão. Em 2022, o clube retomou o Certificado de Clube Formador da CBF, e para esta temporada prevê o maior orçamento da história para o departamento. Recentemente, o clube investiu em melhorias na infraestrutura do CT e na chegada de profissionais experientes, caso do técnico Thiago Larghi, que hoje comanda a equipe sub-20.
“O que vai levar o Sport para um outro patamar, nos mudar de prateleira, é a base. Esse ano temos a maior alocação de recursos para a base na história do clube. Investimos na contratação de profissionais capacitados, além da estruturação dos núcleos de performance, saúde e captação de atletas. Também trabalhamos na reforma de dois campos, e na construção de um campo sintético de uso exclusivo da base. Tudo isso vem sendo colocado em prática, e mostra a importância que o clube tem dado para o desenvolvimento da base”, complementa o mandatário do Leão.
Todas essas iniciativas já têm gerado resultados para o Sport. Na temporada, o Leão chegou às quartas de final da Copinha e foi semifinalista da Copa do Brasil sub-17 pelo quarto ano consecutivo. Hoje, entre os clubes da Série B, o clube é o que tem mais jogadores formados no elenco principal. Financeiramente, somente em 2022, faturou cerca de R$ 23 milhões com a venda de atletas formados na base.