Na primeira semana de 2022, sete pessoas foram baleadas dentro de casa na Região Metropolitana do Recife, segundo dados do Instituto Fogo Cruzado: quatro delas não resistiram e morreram. Em média, uma pessoa foi baleada por dia.
Em um dos casos, mãe e filho adolescente foram baleados. O jovem de 13 anos foi o primeiro adolescente baleado do ano. Jaboatão dos Guararapes concentrou quatro das sete vítimas.
O Fogo Cruzado é um Instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida.
Conheça os casos de 2022:
- No dia 2, Italo Rodrigo Maximiliano Alves de Sousa, de 27 anos, foi morto a tiros na Rua Augusto Reinaldo, no Curado II, Jaboatão dos Guararapes, após a casa em que estava ser invadida.
- Também no dia 2, Rômulo José Maranhão Xavier de Queiroz, de 37 anos, foi baleado dentro de casa na Rua da Linha, em Águas Compridas, Olinda. Ele foi socorrido para o Hospital Getúlio Vargas.
- No dia 3, o corretor de imóveis, Breno da Silva Ferreira, de 43 anos, foi morto a tiros dentro de uma casa de veraneio na praia de Carne de Vaca, em Goiana.
- No dia 5, uma mulher de 31 anos foi baleada no rosto, e o filho adolescente, de 13 anos, foi atingido de raspão no braço, após a casa em que estavam ser invadida. O caso aconteceu em Jaboatão dos Guararapes.
- Também no dia 5, Esdras Brito Marques, de 20 anos, foi morto a tiros dentro de casa na Rua Itinga, no Engenho Maranguape, em Paulista.
- No dia 6, um motoboy de 20 anos, foi morto a tiros quando fazia uma entrega na Rua Jaqueira, em Marcos Freire, Jaboatão dos Guararapes. Ele tentou se proteger dentro da casa do cliente, mas foi seguido e atingido pelos disparos.
