terça-feira, 21 maio 2024

Conhecimento é poder (Francis Bacon)

29 C
Recife

SES-PE divulga dados do boletim Epidemiológico Nº 17 de Arboviroses 

Estado começa a observar uma tendência sustentável de queda no número de novos casos

Mais relacionadas

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta terça-feira (30/04), o Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 17, que compreende os dados das semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 27/04/2024. O novo levantamento aponta 24.080 casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados), no Estado. No Boletim 17 a vigilância epidemiológica observou, ainda, uma desaceleração de casos, em comparação aos dados da Semana 16, com cerca de 1.000 casos prováveis novos a menos.

O número de casos prováveis de dengue, atualmente, representa um aumento de 601,2% em relação ao mesmo período de 2023. Até o momento, 2.447 casos de dengue foram confirmados, em Pernambuco, sendo 44 casos graves e 2 óbitos confirmados.

De acordo com o monitoramento epidemiológico, 15 óbitos já foram descartados para arboviroses e outros 31 estão em investigação. A investigação é realizada, inicialmente, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito. Depois disso, o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte.

No boletim desta semana, os dados da SES-PE mostram que 61 municípios pernambucanos configuram baixa incidência para casos de dengue, 64 localidades apresentam incidência média e 59 municípios aparecem com alta incidência de casos.

O Boletim 17 também mostra o cenário de notificações nas Gerências Regionais de Saúde (Geres). Cinco regionais estão em alta incidência (V, VII, VIII, X e XII), e sete regionais de saúde encontram-se em média incidência (I, II, III, IV, VI, IX, XI).

OUTRAS ARBOVIROSES – O Boletim 17 mostra que a Chikungunya apresenta 3.646 casos prováveis, tendo incidência de 40,2 casos por 100 mil habitantes e, até o momento, 391 casos confirmados. Já a Zika, que não apresenta circulação há alguns anos no Estado, contabiliza, atualmente, 431 casos prováveis, sem nenhuma confirmação.

Outras notícias

Você também pode gostar

Descubra mais sobre Pernambuco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading