
O parecer do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), apresentado nesta terça-feira (23), recomenda a rejeição integral da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. A proposta será lida e votada ainda hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
A decisão do senador vai ao encontro da opinião pública. De acordo com levantamento Pulso Brasil/Ipespe, divulgado na segunda-feira (22), 72% dos brasileiros se opõem à medida que visa conceder imunidades adicionais a parlamentares. Apenas 22% se mostraram favoráveis, enquanto 6% não quiseram opinar.
Entre os entrevistados que se identificam como de esquerda, 93% rejeitam a PEC. No centro político, 81% também são contra, e entre os de direita, a reprovação chega a 51%, com 39% de apoio.
Em seu relatório, Vieira apontou que a proposta representa um “desvio de finalidade”, por utilizar dispositivos legais para proteger interesses individuais em detrimento do interesse coletivo. Para o senador, além de ferir princípios éticos, a aprovação da PEC poderia atrair pessoas com antecedentes criminais ao Congresso.
Na noite desta terça, Vieira reafirmou sua posição nas redes sociais, destacando que o país “não precisa de blindagem para bandidos poderosos”, mas sim de “transparência, honestidade e trabalho focado em resolver os problemas do nosso povo”.
