
Nesta segunda-feira (16), o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, reuniu-se em seu gabinete com representantes do município de Gravatá, com o objetivo de planejar cursos profissionalizantes que correspondam com as necessidades da população da cidade. Estiveram presentes na conferência a coordenadora de cursos profissionalizantes, Ana Maria Santos Silva, a primeira dama e Secretária de Assistência Social da Juventude, Viviane Fagundes, e o assessor da Juventude, Artur Felipe.
Durante o encontro, o secretário citou os projetos Empreende Pernambuco, que incentiva o empreendedorismo, e Novos Talentos, focado na formação de jovens, como alternativas para a qualificação de Gravatá, ambos presenciais. Além disso, Alberes Lopes apresentou os mais de 500 cursos online que estão abertos para os pernambucanos, podendo ser acessados através do site da SETEQ (https://www.seteq.pe.gov.br/). As aulas presenciais disponíveis serão divulgadas para a Prefeitura de Gravatá, que irá escolher as que contemplem com maior eficiência as carências da cidade.
Segundo a secretária Viviane Fagundes, o maior objetivo dessa iniciativa é profissionalizar a juventude e os idosos. “Queremos qualificar principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade e o apoio do secretário Alberes foi muito positivo”, afirmou ela. A educação deve ser um passo importante para os cidadãos de Gravatá.

Além das formações, outro projeto está sendo elaborado no município: a Central de Oportunidades de Pernambuco, que vai auxliar a população, reunindo num só lugar serviços da Agência do Trabalho, da Agência de Empreendedorismo, do Expresso Empreendedor e da Junta Comercial.
