A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira (26/06), o Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 25, que traz os dados das semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 22/06/2024. O novo levantamento aponta 26.254 casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados), no Estado.
“Em comparação com a semana anterior, o boletim nº 25 traz 277 novos casos prováveis. Esse aumento não é preocupante porque representa a entrada de casos represados de outras semanas epidemiológicas nas vigilâncias municipais. Assim, os descartes foram em maior número que as novas notificações. Dessa forma, a continuidade desse perfil já observado há algumas semanas, aponta para o fim do período da sazonalidade da dengue no Estado em breve”, ressalta o diretor geral de Vigilância Ambiental, Eduardo Bezerra.
O número de casos prováveis de dengue, atualmente, representa um aumento de 464,8% em relação ao mesmo período de 2023. Até o momento, 5.823 casos de dengue foram confirmados em Pernambuco, sendo 105 casos graves e 6 óbitos confirmados.
De acordo com o monitoramento epidemiológico, 25 óbitos já foram descartados para arboviroses e outros 32 estão em investigação. A investigação é realizada, inicialmente, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito. Após isso, o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte.
No boletim desta semana, os dados apontam que 59 municípios pernambucanos configuram baixa incidência para casos de dengue, 67 localidades apresentam incidência média e 59 municípios aparecem com alta incidência de casos.
O Boletim 25 também mostra o cenário de notificações nas Gerências Regionais de Saúde (Geres). Cinco regionais estão em alta incidência (I, V, VII, X e XII), e seis regionais de saúde encontram-se em média incidência (II, III, IV, VI,VIII e IX), enquanto apenas a XI regional se encontra em baixa incidência.
OUTRAS ARBOVIROSES – No boletim 25 foram notificados 4.074 casos prováveis de Chikungunya, com 798 casos confirmados. Já para Zika foram notificados 305 casos prováveis, mas sem confirmação até o momento. Com relação à febre de Oropouche, o Estado de Pernambuco permanece com os seis casos confirmados do período anterior.
