
Na segunda-feira (14), a secretária de Educação, Ninha Professora, foi até o município de Toritama conhecer as escolas que foram construídas através de uma metodologia inovadora de concreto PVC, com a finalidade de adotar esse modelo para as escolas da rede municipal de Gravatá.
Acompanhada do secretário de Educação de Toritama, Agripino Júnior, seguiram para as escolas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Laura Lopes Tavares da Silva para que a secretária pudesse ver de perto toda a estrutura.
Ao total são quatro escolas construídas nesse modelo, todas seguem o mesmo padrão, contêm ampla estrutura, oferecem comodidade aos alunos e atendem requisitos de acessibilidade.

É uma tecnologia modular tal qual um Lego, em que se encaixa módulo por módulo e por isso se consegue adaptação em qualquer projeto de arquitetura. A grande vantagem é em relação ao revestimento. Nas escolas municipais de Toritama, o método adotado foi o revestimento de PVC finalizado com gesso, emassado e pintado, porém esta finalização pode ser feita com revestimento cerâmico ou apenas pintura sobre o PVC.
As principais características para esse tipo de tecnologia são: a velocidade de execução, já que uma metodologia tradicional levaria de 12 a 18 meses, e, nesse modelo, o projeto é executado em três meses, tornando-se num grande benefício para o gestor, além de que esse tipo de tecnologia diminui em torno de 90% a necessidade de manutenção a curto prazo, porque seu revestimento é de PVC tratado, que é antitérmico e protege contra a ação da chuva e outras intempéries.
Adotando esse modelo de escola há ganho na manutenção, velocidade de construção e durabilidade, já que a garantia da obra é de 50 anos.

O secretário de Educação de Toritama, Agripino Júnior, destaca a importância da troca de experiências com outras secretarias de educação: “É importante porque a gente recebe benefícios bons para educação e a gente repassa para outra Secretaria de outro município, é aquecimento para nós dois. Tudo o que a gente aprende, recebe, repassa é riqueza e a gente vê a qualidade dessa estrutura que temos nas escolas sendo levado para outros municípios. Para nós foi muito bom poder reestruturar a questão da educação, ter qualidade para favorecer melhorias ao ensino dos alunos”, falou.
Encantada com as escolas que visitou, a secretária de Educação de Gravatá diz: “Nós entramos em contato com o secretário de Toritama porque vimos que aqui existem vários modelos que estamos querendo levar para Gravatá. E é isso que a gente está querendo, inovar. Queremos tornar um ambiente para as crianças e adolescentes que chame a atenção, que seja atrativo e é por isso que estamos aqui hoje, fomos muito bem recebidos e essa troca de conhecimento é de extrema riqueza”.
